segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Capas personalizadas para DVDs – parte 1


Fiquei muito tempo sem postar, por vários motivos: defesa de mestrado, festas de final de ano, conexão de internet que deu problema... mas agora (quase) tudo resolvido!

Enfim, esse post é pra compartilhar com vocês um dos hobbies que executei nesse fim de ano: criar capas personalizadas para DVDs (clique nelas para ver maior). Você só precisa de alguns programas, imaginação para criar e, claro, tempo.

Tudo certo, mas aí você deve estar pensando "ei, mas esses  videos (e algumas imagens) que você 'afanou' da internet não estão protegidos por direitos autorais"? Pois é... sim! Na verdade, esse hobby todo não deve, em tese, ser usado para fins lucrativos. Em termos de legislação, a coisa é mesmo toda ilegal. Mas se torna legal (no sentido de ser "legal" mesmo) pelo fato de ser personalizado, de ser um souvenir único do artista que você admira. Mesmo que você use videos conhecidos, você monta a coletânea do seu jeito, e com uma capa exclusiva. Aí é que mora o barato.

No meu caso, o que me motivou a criar esses DVDs foi o fato de que os videos que eu buscava não são comercializados. Vários deles foram ripados de antigos VHS por internautas, e você não vai achar para comprar nem que você queira.

Etapas do Processo

Antes de mais nada, eu baixo no You Tube alguns videos de artistas que eu quero montar o DVD, com a ajuda do JDownloader. Esse programa serve para baixar arquivos particionados, como esses filmes de 700 mb que os internautas dividem em pequenos arquivos de 20 mb, por exemplo. O JDownloader arquiva os links, e vai baixando automaticamente, nos poupando de ficar supervisionando os downloads o tempo todo.

Mas para baixar os videos do You Tube, eu usava uma função mais simples do JDownloader, que é baixá-los no formato MP4. É só ir clicando nos links (nem precisa abrir os videos) e ele vai baixando.

O primeiro DVD que quis montar foi da minha (atual) banda preferida, o Kings of Convenience (a capa dele está logo acima). Fui baixando videos no You Tube e dividindo por shows específicos e/ou grupos específicos, como por exemplo videoclipes, apresentações de televisão, shows no Brasil, shows em tal lugar, etc.

O próximo passo é correr atrás de imagens legais dos artistas, e para isso, eu utilizo o Google mesmo. Vou na aba imagens, que fica no canto superior esquerdo, e procuro por fotos em alta resolução dos artistas para usar na capa. Esse recurso evita que você utilize fotos de resolução melhor, que mesmo parecendo bonitas no monitor do seu computador, podem apresentar um aspecto serrilhado quando for imprimir.

Bem, aqui devo alertá-los de uma coisa importante: Mesmo que o resultado final desses DVDs pareça satisfatório, algumas medidas podem parecer, digamos, meio toscas. Por exemplo: alguns videos do You Tube tem uma resolução muito baixa. Então, seu DVD não vai se parecer muito com um DVD profissional, comprado em loja.

Outro alerta: na hora de fazer as capas, existem programas adequados para trabalhar as imagens e as fontes. Eu usei programas que são feitos para criação de imagens (como o Corel Painter e o Opencanvas), mas em termos "profissionais", isso é errado. Recomendo que sejam usados programas como o Corel mesmo, que são especificamente para edição de imagens. (Detalhe: Citei o Corel como exemplo, porque vários profissionais da área me disseram que ele já está ultrapassado).

Estou escrevendo novos textos para postar aqui, explicando como fiz cada uma dessas capas. Minha idéia é compartilhar toda a lógica por trás do processo de criação delas. Entretanto, recomendo que vocês não se prendam exclusivamente aos programas que eu citarei, porque bem sei que existem alguns mais sofisticados que os que acostumei a trabalhar (exemplo disso é o You Tube Catcher, um programa muito melhor para baixar videos do que o JDownloader, e que eu não utilizei por pura e simples preguiça).

Portanto, postarei aqui em breve textos mais detalhados sobre como fiz cada uma das capas, aguardem.

2 comentários:

Bruno Comotti disse...

E ae Rafael!?
Achei muito bacana seus trabalhos!
Tá de parabéns pela criatividade!
Abraço!

http://brunocomotti.blogspot.com/

fernanda nali disse...

quando vai sair as versões disponiveis pra venda? hauhauaha, muito massa, Rafa! e o post explicando a confecçao das capas?