terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ana Crônica

Algumas pessoas conhecem meu blog já há algum tempo, mas a maioria veio a conhecê-lo depois que fiz uma irônica e satírica homenagem aos Beatles em quadrinhos, Lonely Hearts, disponível para download gratuito neste blog. Hoje, contudo, venho escrever sobre uma HQ impressa que chegou ao mundo faz alguns meses, e que já comentei por alto nesse blog: Ana Crônica.



Lancei essa revista no 6º FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, que rolou no Palácio das Artes em BH do dia 6 ao dia 12 de outubro. Infelizmente, cheguei lá ao longo do evento, e fui embora antes, mas em cerca de 4 dias, vendi todas as edições que levei. Foi uma espécie de lançamento extra-oficial.


Nas 64 páginas da revista, conto a história de Ana, apelidada pelos amigos de “Ana Crônica”. O apelido se daria pelo fato de ela ser uma pessoa meio “deslocada” no tempo: em uns momentos, vive na nostalgia do passado, para logo depois sonhar demais com o futuro. Mas quem não é um pouco assim? Aliás, numa época de tantas informações e tantas visões de mundo, quem pode dizer que se sente totalmente integrado em tudo? Abaixo, as primeiras páginas de uma das duas histórias da revista, intitulada Um Mero Fim de Semana. (clique nas páginas para vê-las ampliadas).



A segunda história, Festa de República, é uma tentativa de traçar algumas observações minhas sobre o cotidiano de São João Del Rei, cidade onde vivo. Essa história é a que mais evidencia um dos outros significados do apelido de Ana, ou seja, a crônica: O ambiente universitário e seus arredores, vistos da perspectiva de pessoas que não estudam mais lá. A perspectiva que me guiou é por vezes poética, e na maior parte do tempo pessimista, mesmo que pessoalmente eu não o seja. Mas não dizem que é a história quem deve nos guiar, e não o contrário? Abaixo, as três primeiras páginas.



A revista foi lançada por mim mesmo, no intervalo dos meus estudos no mestrado de Letras. Apesar da óbvia desvantagem de não contar com a distribuição em larga escala de uma editora, optei por isso por alguns motivos. 1) poder ter liberdade em relação à história; me permitir ser politicamente incorreto quando fosse necessário. 2) falta de tempo pra correr atrás de uma editora. E 3) que é o principal: acreditar que meu trabalho ainda precisa amadurecer mais para que eu tente divulgá-lo para um público mais vasto.


Agora, o momento mershandising do texto: quem quiser adquirir um exemplar, é só me mandar um email (rararafaels@yahoo.com.br), que explico como proceder. Basicamente, adianto também que a revista e a taxa de postagem não devem ficar em mais de cinco reais.


Em breve, farei mais postagens sobre Ana Crônica, basicamente, sobre os “extras” dessa revista, e da HQ dos Beatles, Lonely Hearts.

5 comentários:

Rafael de Tasso Almada Picardi disse...

Ana "Crônica"?!?!?!?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ghost, vc não mudou nada mesmo véi, tava com saudade dos seus trocadilhos...
Vou ler a história e depois falo as minhas merdas (do q não passam as minhas opiniões) com mais, digamos, consistência! sacou?!?!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
abraços.

Rafael de Tasso Almada Picardi disse...

Caralho, como que não fico sabendo que vc veio no FIQ?!?! Com certeza teria ido lá comprar uma edição e te alugar um pouco... me avisa na próxima!
Cara, a sua arte tá fantástica! Além de ter melhorado muito nesses anos, me parece um traço bem característico.
A história, além de legal, é muito corajosa. Vc já não precisa seguir o conselho do Rilke, conseguiu pegar um personagem banal e transformar numa história interessante. Tirei o chapéu agora...
Frase foda: "Se fossem fazer um filme do que ando vivendo, acho que podia ser um curtametragem."
Apesar disso, ainda dá pra melhorar o texto um pouco, soa artificial às vezes.
"cd demo"! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
foda véi, a sua cara! kkkkkkk
abraços.

carolina bruna disse...

menino, vc é um talento!
tem idéas muito boas e não depende de nada pra "mandar bala", divulga tdu por aki! é assim msm, no brasil a gente é q tem q se promover, desenhista aki sofre...
Eu adoro seu trabalho, tenho certeza d q vc tem muito futuro!
vc vai longe!

graphis disse...

bem que me falaram que seu trabalho é bom!
agora pude comprovar!
parabéns!

Hades disse...

oh Amigão!
Esse carinha me lembra alguém...rs
(vou usar como imagem de exibição no msn rs)

Já evoluiu muito na estética, está cheio de "efeitos" d revista d responsa...

Um dia agente tem q fazer um trabalho junto...

Abraço